domingo, novembro 11, 2007

São lindos, mas...

Jana de Sabuestrela (Loló), cor fulva

Ainda a propósito de cores... apeteceu-me desabafar sobre uma particularidade de alguns candidatos a adquirir um cachorro Serra da Estrela: "Tem que ser dourado", "Só me interessa se for muito escuro", "São lindos mas o que eu quero é um avermelhado". Fico sempre à espera que completem a frase: "para condizer com a cor da minha casa" ou "já comprei uma trela azul turquesa caríssima e a cor dos seus cachorros não combina". É certo que, por vezes, o hipotético comprador já teve um Serra da Estrela que adorou e tende a querer adquirir um da mesma cor, como se um novo cachorro pudesse substituir e reparar a perda do primeiro. No entanto, pergunto-me sempre que consciência terá uma pessoa que, quando nos aborda, o principal critério de escolha de um cachorro é a cor, não demonstrando qualquer preocupação em perguntar, por exemplo, se fazemos exames de despiste de doenças hereditárias ou se damos garantias de saúde ou de carácter. Mais facilmente comprarão um cachorro da sua cor favorita que seja filho de pais não radiografados e possuidores de displasia da anca moderada ou grave do que outro, de cor diferente mas cujos progenitores, avós e bisavós tenham ancas saudáveis. Quanto a mim, partem para a escolha de um cão, que deverá ser o seu animal de estimação durante 12 anos ou mais, com a mesma frivolidade com que empreendem a compra de uma nova camisa.