domingo, novembro 11, 2007

Cores raras

Foto: Alexandre Vidigal
A paleta do Serra da Estrela é invulgarmente rica: fulvo em diversas cambiantes, entre o tom de areia, o avermelhado e as tonalidades mais escuras, o lobeiro e o cinza - nos padrões unicolor, raiado ou com "nuances". Na foto, três exemplos do padrão raiado em diferentes tonalidades: à esquerda, Anna Pavlova da Ponta da Pinta, raiado fulvo claro; no centro, Pina Bausch da Ponta da Pinta, raiado cinza claro; à direita, Sequóia da Ponta da Pinta, raiado fulvo escuro. Estas cores, ainda comuns na variedade de pêlo curto, sempre foram apreciadas e seleccionadas pelos pastores para a protecção de rebanhos mistos, uma vez que os cães se camuflavam entre as ovelhas e cabras de diferentes cores. No entanto, o gosto do comprador, mais habituado às tonalidades fulvas, levou a que a maioria dos criadores de Serras de pêlo comprido deixasse de criar exemplares com o padrão raiado, que é actualmente pouco comum nesta variedade (nalgumas tonalidade é mesmo muito raro, encontrando-se ameaçado).
O respeito que temos pela raça e pelas sábias tradições dos pastores - que, ao longo de séculos, imitaram a selecção natural, logrando criar exemplares fortes, rústicos, aptos para o seu difícil trabalho - levou-nos a tomar como um dos pontos importantes do nosso programa de criação a aposta na recuperação deste padrão nas suas diversas tonalidades - até pela implicações a nível de amplitude do património genético que isso significa.
Neste momento, temos disponíveis duas fêmeas de cor fulvo raiado escuro, nascidas a 5 de Outubro de 2007 e que estarão prontas para "adoptar" novas famílias na primeira semana de Dezembro. São filhas da Sequóia e do nosso multi-campeão Baden Baden da Ponta da Pinta e herdaram a cor e a beleza da mãe (embora se tivessem herdado as do pai não seriam menos lindas!!). Estão também disponíveis, da mesma ninhada, dois machos, esses sim, clones do pai!
Para mais informações, escreva-nos para info@pontadapinta.net.