sexta-feira, novembro 29, 2013

Estão aí os novos bebés da Ponta da Pinta!

Madrugada de 29 de Novembro: a Charm (Drimbea Considerable Charm,) dá à luz a sua segunda ninhada, padreada pelo Canto Moço da Ponta da Pinta. É um importante passo em frente no nosso programa de criação, pela incorporação de linhagens novas e incomuns na nossa criação (a Charm, criação de Nichola Marshall, foi importada do Reino Unido), combinadas com as nossas próprias linhagens, e pela contínua aposta na recuperação de cores raras (cinza e tigrado) na variedade de pêlo comprido. 


São oito lindos cachorrinhos (4 machos, 4 fêmeas), de várias cores, cheios de vitalidade. Ao longo das próximas semanas, iremos publicando várias fotos deles. 
Para já, deliciem-se com as imagens do primeiro dia (mais fotos disponíveis na nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Ponta-da-Pinta/141115988344




sábado, novembro 02, 2013

Um pai, muitas cores?



A expectativa duma nova ninhada da Ponta da Pinta, prevista para a última semana de Novembro e planeada com o objectivo de gerar cachorros de cores incomuns (cinza unicolor, cinza tigrado e fulvo tigrado), fez-me recordar o comentário dum senhor que nos visitou, aquando da primeira ninhada da Charm, em 2009. Considerava ele que a grande diversidade de cores dos cachorros significava que não eram filhos do mesmo pai. Para minimizar as probabilidades desse equívoco voltar a acontecer, passo a explicar, tomando o exemplo da Charm, por que motivo um cão e uma cadela podem ter filhos de cores diferentes das suas e também diferentes entre si. 
A Charm tem uma cor acinzentada, determinada por um alelo (cópia de gene) recessivo de uma série genética, e um padrão tigrado, causado por um alelo dominante doutra série genética. Sendo filha duma cadela da mesma cor e dum cão de cor fulva unicolor, herdou, da mãe, o alelo dominante que determina o padrão tigrado e, do pai, o alelo recessivo do padrão unicolor. Por isso, ela é tigrada mas portadora dum alelo do padrão unicolor. Os seus filhos que dela herdarem o alelo dominante serão tigrados como ela, enquanto que os que receberem o alelo recessivo serão unicolores caso herdem do pai o mesmo alelo. Quanto à cor cinza, é causada por alelos recessivos, pelo que um cão só poderá ter essa cor se os progenitores a tiverem ou forem dela portadores. A Charm, sendo acinzentada, só tem essa cor para passar à sua prole, mas se o cão com que acasalar for fulvo os cachorros poderão ser acinzentados ou fulvos, dependendo do pai ser ou não portador do alelo do cinza.No caso dos primeiros filhotes da Charm, como o pai (o Maio Maduro Maio), fulvo tigrado, é portador do cinza, a paleta de cores da ninhada ilustrou as várias possibilidades previsíveis: fulvos tigrados, cinza tigrados, fulvos unicolores, cinza unicolores. Esta próxima ninhada deverá ter variedade de cores semelhante, uma vez que o pai (irmão do progenitor da primeira ninhada) é também portador do alelo recessivo do cinza.

sexta-feira, novembro 01, 2013

A próxima ninhada


Esperamos para o final de Novembro o nascimento da próxima ninhada da Ponta da Pinta. Será a segunda da nossa preciosa cadela Charm (Drimbea Considerable Charm, criação de Nichola Marshall e importada do Reimo Unido), de cor rara e linhagens incomuns em Portugal, e a primeira dum excelente cão criado por nós, Canto Moço da Ponta da Pinta. Esperamos, nesta ninhada, diversidade genética e de cores (cinza e fulvo, tigrado e unicolor). Contacte-nos para mais informações ou para reservar um cachorro: pontadapinta@gmail.com.